Meus amores, Mãe Loira aqui pra falar com vocês! Sabe quando aquela sua amiga está em um relacionamento abusivo e você não sabe o que fazer? Estou aqui para te ajudar!
Jamais pressione, cobre ou questione o término ou porque sua amiga ainda está com ele. Bater sempre na tecla da separação ou como ela aguenta essa relação não é a forma mais eficiente para acolher, pelo contrário, vai fazer com que ela se afaste de você, fique ainda mais fraca e dependente do relacionamento.
Que tal marcar um encontro com a sua amiga? Se ela recusar seus convites chame de novo e de novo. Esse momento de distração pode tirá-la aos poucos do isolamento social e fazer com que ela volte à rotina que tinha antes do relacionamento. Uma vítima de abuso normalmente está isolada do seu ciclo social no momento em que mais precisa de apoio para sair da violência. Além disso, o diálogo pode abrir espaço para que ela tenha liberdade de contar sobre o que está passando, suas dúvidas, medos e demais sentimentos.
Ofereça abrigo em sua casa, ajuda para procurar emprego, apoio com os filhos, companhia para ir à delegacia, indicação de psicóloga, advogada…. Esteja presente no que ela precisar e acompanhe de perto esse processo.
Envie conteúdo como posts, vídeos e artigos sobre relacionamentos abusivos. Comece do mais leve e vá mostrando, aos poucos, as características e particularidades desse tipo de relação. Entender o que é abuso é o primeiro passo para sair dele.
Ajudar uma pessoa nesse tipo de situação não é tarefa das mais fáceis e o melhor remédio é deixar que o tempo também faça a parte dele. Dê espaço para que a vítima perceba os abusos que está sofrendo. Como já dissemos, é possível que você tenha percebido a violência antes dela.
Por fim, entenda a importância do seu acolhimento mas saiba que essa ajuda não é sobre você, é sobre ela. Sua amizade deve ser incondicional e paciente para entender os traumas, feridas e frestas emocionais que fizeram com que a sua amiga caísse em um relacionamento abusivo. Respeite o tempo que ela precisar levar até conseguir sair do abuso!
Mostre a sua amiga que ela não está sozinha!