VE1VE1VE1VE1
    • Início
    • Legados
    • Bandeiras
    • Espalhe Amor
    • Blog
    Abuso não é amor!
    agosto 18, 2020
    VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
    agosto 19, 2020
    Todos

    MAMOGRAFIA: AUTOCUIDADO

    agosto 19, 2020

    Bom dia, glamourosas! Hoje o assunto é sério: você faz o seu exame de mama regularmente?

    O autocuidado em relação ao câncer de mama é um conjunto de práticas que podem ser adotadas pelas mulheres para preservar a saúde da mama. Essas práticas têm impacto tanto na redução do risco para o surgimento de um câncer de mama quanto para a detecção precoce no caso da doença aparecer.

    O autoexame é uma das práticas mais conhecidas de autocuidado. Ele é importante para que você conheça bem o seu corpo e possa perceber com facilidade qualquer alteração suspeita nas mamas. Se você notar algo diferente, procure um médico imediatamente, pois só ele poderá determinar se os sintomas correspondem ou não à doença.  Se for um caso positivo, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura.

    Esteja atenta aos seguintes sintomas:

    • Aparecimento de nódulo (caroço) no seio ou na axila. Os nódulos podem apresentar dor ou não, ser duros e irregulares ou macios e redondos.
    • Dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama).
    • Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não.
    • Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
    • Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja.
    • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama.
    • Nos casos mais adiantados, pode aparecer uma ulceração na pele com odor desagradável

    Mas atenção: o autoexame não substitui o exame regular realizado pelo médico e nem a mamografia. Nesse sentido, a mamografia é mais eficaz por detectar nódulos ainda muito pequenos, não perceptíveis pelo toque. O câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal e ele só pode ser detectado através de exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética).

    Manter os exames em dia é outra forma importante de autocuidado. A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é muito importante para que a doença seja diagnosticada precocemente. Mulheres com histórico de câncer na família devem iniciar a realização do exame 10 anos antes da idade que a parente tinha ao detectar o tumor. Antes dessa idade, as mulheres devem solicitar ao ginecologista ou ao mastologista a realização do exame clínico das mamas, que é um exame de toque, e fazer exames complementares caso o médico os solicite. Um exemplo é a ultrassom, normalmente aplicado em mulheres mais jovens por terem as mamas mais densas.

    Glamourosa, se cuide! A sua vida é muito importante!

    Compartilhar
    0

    Leia também

    setembro 18, 2020

    Invista a sua energia em você!


    Leia mais

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2020 — Verônica Costa

    Vereadora do Município do Rio de Janeiro.